Alimentos que se passam por saudáveis mas não são

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Olá Bauzete amigue, tudo bem?

A desinformação ainda é a maior inimiga quando o assunto é alimentação realmente saudável. Propagandas enganosas ou até tendenciosas acabam levando o consumidor a acreditar erroneamente sobre a qualidade nutricional de determinados produtos. O alerta é feito pelo médico Theo Webert, que atua em nutrologia e qualidade de vida.

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“Não é raro encontrar as cozinhas e despensas de casas recheadas de guloseimas e lanches tidos como saudáveis, mas que na verdade podem ser verdadeiros vilões em dietas balanceadas”, explica o doutor. Segundo ele, muitas pessoas que mantém uma alimentação equilibrada rigorosa acabam sendo pegas de surpresa ao descobrirem a real composição de produtos vendidos como “fitness”.

O médico elenca alguns dos alimentos que podem enganar os consumidores:

Cereais – Os cereais matinais, por exemplo, podem liderar a lista de falsos alimentos saudáveis. E não são apenas os cereais açucarados. “Outros, como granolas, que são misturadas com uvas-passas, possuem um índice glicêmico muito alto e podem potencializar o nível de açúcar no sangue, o que não é bom para o equilíbrio corporal. A solução é sempre conferir a composição de cada marca”, explica o médico.

“Se for para ingerir cereais, escolha um rico em fibras e com nozes. A gordura e a fibra retardarão o impacto da insulina no sangue”, orienta.

Fruta seca – Segundo o especialista, frutas secas também carregam um alto impacto glicêmico. “Frutas secas, se não forem orgânicas, carregam uma grande concentração de pesticidas e de produtos químicos”. O médico explica que a tendência das pessoas é sempre procurar as frutas secas, mas que deveriam optar pelas frutas desidratadas. “O melhor a fazer é certificar-se de que os frutos secos são orgânicos. Além disso, deve-se misturar seu consumo com gordura boa para retardar a glicemia na corrente sanguínea”, diz.

Produtos sem glúten – Agora você vê mais espaços nos supermercados dedicados aos produtos sem glúten. “O problema é que ninguém tem prestando atenção nos ingredientes. A solução de muitas indústrias para colocar mais sabor nesses produtos é encher de açúcar, subprodutos da soja, produtos químicos e conservantes”, frisa.

Proteína em barras – Algumas barras de proteína acabam enganando, principalmente pelo sabor açucarado, químico. “Devemos investigar a composição de cada uma delas, pois várias possuem edulcorantes diferentes e soja na lista de ingredientes. Arrisco a dizer que muitas delas são brownies com embalagens disfarçadas. O melhor é sempre seguir a prescrição de seu profissional”.

Olho vivo, pessoal!

Bjks,

Giane Carvalho

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