Cuidado com as microesferas plásticas nos esfoliantes

Share Button

Olá Bauzete amigue, tudo bem?

Se você gosta de cuidar da pele e do cabelo, já deve ter comprado em algum momento da vida, um esfoliante para retirar as células mortas e fazer uma limpeza melhor.

Fonte: CBS News

Aqui mesmo no Baú já postei resenha de vários porque eu adoro.

Até que um dia divulguei no insta do Blog um micro-esfoliante que eu estava usando no rosto e uma amiga comentou que esse tipo de produto era prejudicial à natureza. Levei um susto porque nunca tinha lido nada sobre e fui pesquisar.

Acontece o seguinte: A “areiazinha” ou as “bolinhas” da maioria dos esfoliantes industrializados contém um tal de Polietileno (Polyethylene ou Polypropylene) que na verdade é um microplástico. Quando usamos os produtos, esse microplástico cai na rede de esgoto, não consegue ser filtrado nas estações de tratamento, vai para as águas dos mares e rios e é consumido pelas espécies que ali habitam. Os peixes podem morrer por causa disso ou se capturados para serem servidos, levam esse plástico para a mesa e quem come é você.

As esferas de Polietileno estão presentes também em algumas pastas de dentes.

Fonte: http://www.healthyandnaturalworld.com

Podemos fazer a nossa parte evitando produtos que contenham Polyethylene ou Polypropylene. É só ler a composição no rótulo da embalagem.

Fonte: https://www.flickr.com/photos/mpcaphotos/15807946004

Para substitui-los, dê preferência aos produtos que tenham ingredientes orgânicos na composição como sementes de Apricot, argila e farelo de arroz.

Em casa, dá p/ fazer com açúcar, arroz triturado, café e fubá, misturados com mel e óleo de coco ou oliva. Mas tome cuidado com receitas caseiras porque elas não são 100% seguras. O açúcar, por exemplo, é formado por grânulos irregulares que podem ferir ou irritar a pele em vez de beneficiá-la. Use de vez em quando e sempre observe com atenção o resultado.

Vale lembrar também que esfoliar demais faz mal, pode causar um efeito rebote. A pele sente que está faltando algo e repõe em dobro.

Vamos nos cuidar com amor e estender esse cuidado à natureza. ♥

Bjks,

Giane Carvalho

Share Button

Comments

comentários