Dezembro Laranja – Campanha de prevenção ao câncer da pele

Share Button

Olá Bauzete, tudo bem?

Nós adoramos as campanhas de meses coloridos porque realmente acreditamos que conscientização e prevenção podem tornar nossa vida melhor.

A cor deste mês é laranja e está ligada à campanha de combate ao câncer da pele, o de maior incidência no Brasil e no mundo. Pelo terceiro ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lidera a ação.

dezembro laranja campanha prevenção cancer de pele

O objetivo é alertar para os perigos de se expor ao sol sem controle.

O Dr Emerson Lima, Coordenador da Campanha Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer da Pele da SBD declara que “o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. O Dezembro Laranja reforça a necessidade de atitudes fotoprotetoras de fácil execução no dia a dia do brasileiro, objetivando conter a ascensão da doença”, alerta o médico.

Este ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, junto com o DataFolha, realizou uma pesquisa sobre o hábito de exposição solar do brasileiro. A pesquisa traz dados alarmantes:

· + de 100 milhões (106 milhões, mais precisamente) de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer – 70% da população acima de 16 anos

· 63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia = + 95 milhões de brasileiros não se protegem de forma regular

· 6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago

· Dos entrevistados que têm filhos até 15 anos, 20% dessas crianças e adolescentes não se protegem de forma alguma nas atividades de lazer. Se a análise incluir as classes D/E, esse percentual sobe para 35%

· 4,5 milhões de brasileiros já tiveram câncer da pele

Segundo Sérgio Schalka, Coordenador da Pesquisa e do Consenso de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “a pesquisa é importante para que possamos tomar iniciativas mais sólidas de prevenção ao câncer da pele. Ainda temos grande parcela da população que não se previne adequadamente, precisamos reverter este quadro”, afirma o Dermatologista.

O Super Protetor é o mascote do #dezembrolaranja. =D

super protetor mascote campanha dezembro amarelo preveção cancer pele

De personalidade simpática e lúdica, o mascote Super Protetor tem como armas de proteção capa, óculos escuros, protetor solar, além de relógio, para avisá-lo qual o melhor horário para tomar banho de sol.

O desenho animado aborda situações do cotidiano e reforça a necessidade de fotoproteção no dia-a-dia da população.

O jornalista Ricardo Boechat é embaixador da campanha, ao lado da atriz Mel Maia, embaixadora teen. A atriz Malu Mader, Tony Belloto, Robson Caetano, Nívea Maria, Smigol, Paulo Gustavo, Arlete Salles, entre outros, também apoiam a causa.

Participar da campanha é fácil! Vista-se de laranja, decore seu ambiente de trabalho, acesse o site www.controleosol.com.br e compartilhe o conteúdo nas redes sociais com as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol.

Cuide da sua pele e divulgue essa causa. Consulte, uma vez ao ano, um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Aproveita e passa aqui p/ ver qual é o protetor solar ideal p/ a sua pele! 😉

Bjks,

Equipe Blog Baú Hype

Share Button

Comments

comentários