Minha experiencia com o co-wash

Share Button

Olá Bauzete, tudo bem?

Desde quando resolvi voltar a ter o cabelo cacheado (contei a saga nesse post), passei a pesquisar sobre o assunto para descobrir maneiras de manter os cachos bem cuidados e definidos.

Uma técnica que me chamou a atenção foi o co-wash que consiste em lavar o cabelo só com água e condicionador. Essa tecnica foi desenvolvida após a constatação que produtos para cabelo, principalmente shampoos que contém silicones insolúveis, sulfatos e derivados de petróleo prejudicam a saude e a beleza dos fios. Existem listas com nomes de vários produtos que são liberados e com os que são proibidos para a técnica. É só pesquisar. 😉

Tem pessoas que nunca lavam com shampoo, só com condicionador e outros produtos soluveis em água, como bicarbonato de sódio, vinagre de maçã e suco de limão. Essa tecnica é chamada de No Poo.

Eu preferi a Loo Poo, ou seja, usar shampoo de vez em quando porque p/ mim ficar sem shampoo ainda não dá. Resolvi alternar as lavagens, um dia com shampoo, as vezes mascara e condicionador e outro dia só com condicionador.

Daí vocês vão pensar: eca, não usar shampoo? Credo, o cabelo deve ficar encebado, nojento, com craca na cabeça. Foi tudo isso que eu pensei quando comecei a ler sobre a tecnica. Mas quanto mais eu lia, mais via as pessoas satisfeitas .E o que muita gente não sabe é que condicionador também limpa o cabelo. Sim, ele amacia e LIMPA os fios, tá meu bem? =D

A técnica não possui restrições e pode ser usada em todo tipo de cabelo. Aqui vou falar sobre cachos porque é um post sobre a minha experiência, mas todo mundo pode usar.

Para fazê-la, não pode usar qualquer condicionador. Como eu disse, existe uma lista com os que são liberados porque não contém nada que seja insolúvel em água. 

Um que é querido por quem usa a tecnica é o Yamasterol amarelo, aquele baratinho que a gente encontra em todo lugar. A fórmula dele é ótima, super do bem, não tem nenhum resíduo nocivo que fique no cabelo após o enxague.

yamasterol amarelo co wash

P/ começar, tem que molhar bem os fios e massageá-los só com água. Faça de conta que você está lavando com shampoo. Depois, tire o excesso de água com uma toalha. A água atrapalha a absorção do creme, então tem que tirá-la.

Em seguida espalhe o creme em grande quantidade e vá massageando os fios como se fosse shampoo também. Esfregue o couro da cabeça p/ frente e p/ trás, num vai e vem, mas sem machuca’-lo com as unhas.

Enxague novamente, tire o excesso de água com a toalha, aplique o leave in, amasse e espere secar.

Pronto!

Quando fiz a primeira vez não acreditei no resultado. O cabelo ficou ótimo, macio, brilhoso e com os cachos certinhos! Não fotografei a primeira experiência mas fotografei outras oportunidades que usei a técnica.

15042067406_1cf66fae06_z

co wash

Fiz  técnica no dia que participei do programa Santa Receita, apresentado pela Claudete Troiano na TV Aparecida.

15301105076_5df32e6cac_z

Adotei p/ sempre!  Quem tem cabelo crespo, cacheado e tingido, costuma se dar bem com o co-wash. Para os os cabelos mistos e oleosos, existem outros recursos para cuidar deles sem shampoo.Tem que pesquisar e é fácil encontrar informações no Google e em grupos do Facebook.

Acho que convém fazer o teste, como eu fiz. Se você não gostar, volte a usar os produtos de antes, simples assim. 😉

Eu gostei muito!

Bjks,

Giane Carvalho

Share Button

Comments

comentários

Comentários

  1. está lindo amiga…tenho cabelo liso na raiz\ e nas pontas uns cachos leves…quero ver se faço qdo ele começar a crescer de vez bj

    1. Giane diz:

      Tenta sim, Erika! Quem sabe seja uma boa p/ o seu tipo de cabelo, né? Bjoo

  2. Cris diz:

    Quando “estava ruiva”, eu tentei a técnica e gostei bastante, pois ajudava meu cabelo a desbotar menos! Agora que removi o pigmento acobreado e voltei para o loiro, meu cabelo ressecou bastante! Acho vou tentar o co-wash novamente novamente! Acho lindo seu cabelo cacheado Gi! Bjs! 😀

    1. Giane diz:

      Cris, sempre li que o co-wash é otimo p/ quem usa tintura justamente pq evita o desbotamento e o ressecamento. Acho q vai te ajudar na recuperação dos fios. 😉 Bjoo, amiga!

  3. Fúlvia diz:

    Seu cabelo ficou ótimo!!! parabéns pela coragem…. rs rs eu não tenho!

    1. Giane diz:

      rsrsrs obrigada, amiga! Bjoo

  4. Cassiana X diz:

    Gi seu cabelo está lindo!!!!!

    1. Giane diz:

      Obrigada, Cassi! <3 Bjoo

  5. Bruna diz:

    amiga, adorei saber disso! nao tinha nem ideia de q a gente podia lavar o cabelo sem shampoo… vou fazer um teste e ver se dá certo pra mim!! valeu pelas dicas sempre legais 😉

  6. Renata diz:

    Gi, faço co-wash há alguns anos e desde que fiquei ruiva ele tem salvado bastante meu cabelo!

    http://www.umbigosemfundo.com.br

  7. Menina essa técnica eu quero conferir de perto…rs…muito interessante.
    Beijos

  8. Fabi Mello diz:

    Oi Gi!
    Parece ser muito legal essa técnica mesmo!Tenho amigas que adoram e não querem saber de outra coisa! Preciso testar também, viu?!!
    Bjusssss :*

  9. Giii nunca tinha ouvido falar dessa técnica… Achei interessante!
    Tenho cabelos oleosos e infelizmente o shampoo pra mim acaba que sendo um salva vidas! xD
    Preciso pesquisar para cabelos oleosos… Quem sabe não é mesmo???

    Beijãoo :3

    http://esmaltolatrasvp.blogspot.com.br