Aquisição x Comprinha

Share Button

Nesse mundo ou nessa moda de postagem de fotos de tudo nas redes sociais, vejo muitas com as legendas “comprinha” e “aquisição”. Parece que elas saem instintivamente, como se fossem a mesma coisa. Não são e na maioria das vezes a aquisição é bem mais vantajosa que a comprinha.

4cc81a4fea9ec22b2e6ce5bfa11d7eab

Consideramos como aquisição aquela peça versátil, independente de moda, de ótima qualidade, que vc vai usar bastante e ter por um bom tempo. Por exemplo, um bom jeans, um scarpin elegante e confortável, um blazer bem cortado, uma bolsa, relógio ou óculos de sol de boa procedência.

Os básicos e clássicos sempre são boas aquisições, mas você pode incluir aí aquela peça ou produto que é a sua cara, que reflete seu estilo, sua personalidade, que é diferente, ousada, marcante. Uma sapatilha amarela, uma bolsa roxa, uma blusa com detalhe de plumas, um brincão, um perfume, enfim, aquilo que quando você achou, se identificou, comprou feliz e usa como se fosse uma extensão do seu corpo, sabe como é? Essas também são boas aquisições.

2b7bb2ffaa3a7a00352423ac1ccfa4e7

Olha como uma jaqueta clássica pode ser uma ótima aquisição. 

6082681314f3542c2ac805a521a18aaa

Lembrando que aquisição não tem a ver com marca ou preço. Eu mesma já fiz ótimas aquisições em lojas populares. Achei peças que me acompanham faz tempo. O importante é observar detalhes como a composição do tecido, o acabamento, se a barra tá bem feita, se ziper está bem embutido, se os botões estão bem pregados, etc, além da usabilidade da peça ou produto.

Comprinha é aquela feita por impulso ou pelo desejo se agradar com uma peça nova. Mais uma vez, preço e marca não importam. Você vê, se apaixona e compra sem pensar. É gostoso fazer isso, né?

f5573612a318b120a9b6c147dbbc6ca4

 Maas… a comprinha apresenta alguns riscos. Pense comigo:

– A peça tem qualidade? A estampa pode ser bonita mas o tecido é bom ou xexelento? Vai durar ou fazer bolinha ou ainda derreter na primeira lavagem? Os botões estão bem pregados ou mais ou menos? Vem com um botão extra? Tem que observar tudo isso pq a peça pode ser linda mas se durar pouco, desculpa, vc jogou dinheiro fora. Melhor esperar até achar uma peça melhor.

– O caimento ficou bom ou vai ter q mandar arrumar? Nem sempre o ajuste compensa. Fora que uma comprinha de 50 reais passa a custar 80, por exemplo, com o valor que vc terá que pagar p/ arrumá-la. Vale a pena?

– Você vai usar muito ou só bem de vez em quando? Em quais ocasiões? Com quais outras peças ela combina? Pense em pelo menos mais 3 combinações com peças que você já tenha.

– É adequada para ambientes diversos ou não? Se não, espere e procure uma peça mais versátil. Aí sim, a comprinha se tornará uma útil aquisição.

– Comprou por que é moda, por que vai te dar status e fazer sucesso em suas redes sociais ou por que vc realmente amou? Sim, porque tem isso tb, né? Muita gente compra pensando em mostrar p/ os outros, infelizmente.

50642aeca363c75e783cb7e7ddfa8ecd

– De comprinha em comprinha, o cartão enche o papo. Suas contas estão equilibradas? Dá p/ se agradar com esse mimo ou é melhor esperar o próximo mês? Gente, mimo aparece a todo momento. Se não for esse, há de ser outro. Desapegue. Coisas lindas hão de aparecer no seu caminho em um momento mais propício.

Comprinha é muito legal, é gostoso chegar em casa com um presente p/ si, algo que vc comprou p/ se animar após um dia, uma semana ou uma situação estressante, ou porque você se ama e acha que merece se presentear. É uma terapia ótima, deixa o nosso astral nas alturas.

Só tome cuidado p/ não se levar pela vaidade das comprinhas e depois ficar com um guarda-roupa lotado e nada funcional ou ver suas peças e produtos se desfazendo em pouco tempo ou nenhum uso. Ou ainda comprar p/ fazer bonito p/ os outros, p/ se sentir incluída nessa sociedade de consumismo desenfreado que valoriza o que vc tem e não quem vc é. 

d40227c2864322e13381ff2031132592

Às vezes é preferível gastar de vez em quando, com poucas e melhores coisas do que sempre e com muitas coisas de qualidade ruim e que vc vai usar pouco.

Bjks,

Giane Carvalho

* Fotos do Pinterest.

Share Button

Comments

comentários

Comentários

  1. Camila Lourenço diz:

    Adoreei o post! Escrito pra consumistas compulsivas como eu! Hahahaha É sempre melhor poucas aquisições do que muitas comprinhas, mas nem sempre a gente se controla né?! Hahahah
    Beijos!

    1. Giane diz:

      Pior q é, Camila rsrsrs Bjoo

  2. diz:

    Aiiii amei esse post!!
    Sou consumista e tento (finjo rs) me controlar, rsrs, mas as “comprinhas”me perseguem!! 😉 rsrsrs
    Bjus amiga :-*

    1. Giane diz:

      ahahahaha elas são umas danadas q não desgrudam da gente, né? Bjoo