O prazo de validade de sombras e hidratantes

Share Button

Outro dia vi uma loja de maquiagem e cosméticos da minha cidade liquidando vários produtos. Achei excelente o preço com desconto. Aproveitei p/ comprar umas sombras de cores neutras e um hidratante de 400 ml que tinha uma composição ótima e estava bem barato. Pensei em deixá-lo guardado p/ começar a usar quando acabassem os outros que estou usando.

Cheguei em casa feliz com minhas comprinhas até que me dei conta de olhar a data de validade. Justo eu que dou tantas dicas sobre como comprar certo, me esqueci de ver esse detalhe na loja. Quase morri de raiva quando vi que os produtos eram válidos só até outubro desse ano. ¬¬ A loja não trocava produtos de liquidação, então tive que ficar com eles.

Daí fui fazer uma consultoria com amigas da área de biologia e química, as mesmas que me ajudaram no post sobre a validade dos esmaltes

Sobre as sombras, elas me disseram que tecnicamente não há problema em usá-las após o prazo de validade porque elas não têm água. Por isso, assim como nos esmaltes, o crescimento microbiano é pouco provável. Elas devem ser jogadas fora se ficarem com a textura ou com a cor alterada. Mas se mantiverem as características originais, tudo bem. Podem ser usadas até o fim da vida. 

Já o hidratante é uma emulsão que contém água e óleo. Como tudo que tem água, ele é passível de contaminação.

O primeiro indício de contaminação microbiana é a alteração do cheiro, que fica extremamente desagradável. Ou seja, se ficar com cheiro ruim ou diferente do original, o destino é um só: lixo. 

É importante observar o modo de usar e o tipo de embalagem. Se for daquelas que você precisa colocar a mão p/ tirar o produto, esquece, a contaminação é certa. São as embalagens mais anti-higiênicas do mercado.

Prefira aquelas com válvula pump ou com bico dosador. Assim vc não terá que tocar no produto dentro da embalagem. Se não der, use uma espátula LIMPA p/ retirá-lo. Usar espátula suja contamina o creme do mesmo jeito que as mãos. E nem pensar em devolver p/ a embalagem o que vc retirou e não usou, ok? Restinho de produto que sai da embalagem também deve ser jogado fora porque se ele voltar, vai contaminar o que está lá dentro

Então é isso. Em primeiro lugar, fique atenta ao cheiro. Se ficar ruim ou diferente do original, jogue fora. Não toque no produto dentro da embalagem. Use uma espátula limpa p/ retirá-lo ou prefira a embalagem com válvula pump/bico dosador. 

Uma dica é guardar o creme dentro da geladeira, porque o frio retarda o envelhecimento do produto. Mas isso só ajuda se vc seguir as orientações anteriores. Guardar na geladeira o creme contaminado, que você colocou a mão ou espátula suja não adianta nada, ok? 

Os batons não foram o alvo da pesquisa desse post, mas vamos dar uma brecha p/ eles. Batons não são contaminados com facilidade, ou seja, podem durar além do prazo de validade. Fique atenta à cor, à textura e ao cheiro. Se passar do prazo e ele estiver como novo, tudo bem. Pode usar. O que não pode é emprestar seu batom p/ outra pessoa. Aí sim ele pode pegar um vírus. Se emprestar ou pegar emprestado, limpe a superfície do batom em um lenço de papel. Evite também passar nos lábios batom provador de loja. Se quiser muito testá-lo, lembre-se de limpá-lo num lenço de papel antes da aplicação. 

Bjks

*Fotos do Google Imagens e Pinterest

Share Button

Comments

comentários

Comentários

  1. Fernanda Silva diz:

    Gi, ótima e importantíssima essa dica!! Temos que ficar de olho!! Obrigada 🙂
    Bjokas

    1. giane diz:

      Fer, eu que agradeço pela visita, coment e divulgação. 😉 Bjoo, querida!

  2. Ganhei um hidratante da Natura com validade pra maio desse ano, e eu que tenho tantos hidratantes não ia mesmo dar conta de usar tudo e gastar até lá.
    Dei pra moça q trabalha lá em casa e ela disse q junto c as filhas vai dar conta direitinho em 15 dias.
    hahahahaha
    Beijão!!!

    >>> Post Novo: SOS Capilar – Máscara Hidratante de Castanha da Natura
    http://coisaphynna.blogspot.com.br/2013/04/soscapilarekoscastanha.html

    1. giane diz:

      Mille, legal vc ter doado! Com certeza a moça que te ajuda ficou feliz e fez bom uso do produto. =D Eu tb faço doação direto do que tá parado aqui e olha, nunca me falta, viu? Opa, vou ler sua resenha pq adoro essa linha da Natura. Bjoo

  3. Laohana diz:

    Adorei o blog, se você e suas leitoras puderem dar uma passadinha no meu…
    http://e-girlie.blogspot.com.br
    E se puderem curtir tb: http://facebook.com/egirlie

    1. giane diz:

      Obrigada pela visita e pelo comentário, Laohana. Visitarei seu espaço, pode deixar! Bjoo

  4. Alice diz:

    Ah eu não ficava mto olhando a data de validade mas agora irei prestar ateçao
    nova leitora

    1. giane diz:

      Oi Alice, seja bem-vinda!Fique de olho mesmo, ainda mais se tiver desconto. Os lojistas costumam baixar o preço do que está p/ vencer. Me esqueci desse detalhe. =( Bjo

  5. Ai Gi! Inconformada até agora com essa história! Foi muita mancada das vendedoras! =/
    Tomara que você consiga usar o hidratante, pelo menos…
    Mas saber que as sombras podem ser usadas até o fim da vida me deixou muuuuito feliz! *O*
    As sombras em creme também, ou só as em pó?
    Beijos 😉

    1. giane diz:

      Camii, vou colocar o hidratante na geladeira p/ prolongar a vida útil dele rsrs pelo menos assim não perco o produto, né? Vou me informar sobre a sua dúvida e depois respondo, ok? Bjoo

    2. giane diz:

      Camii, a sombra em creme é uma emulsão, ou seja, tem água na fórmula e isso facilita a contaminação. 😉

      1. hmmmmm =/
        Obrigada Gi! =)

  6. Amanda Soares diz:

    Adorei o post!!!! ;o)

    1. giane diz:

      Tipo de informação que a gente tem q compartilhar, né Amandinha? =D Bjoo e obrigada por estar sempre de olho no Baú!