Dar tchau p/ o que não te serve mais

Share Button

Outro dia resolvi olhar com atenção minha caixa de esmaltes. Tirei os que estavam vencidos e os que não gosto mais. Saíram uns 30 vidrinhos que serão doados ou jogados no lixo.  

Minha humilde coleção ficou menor ainda, mas tudo bem. Prefiro assim, ter só o que realmente gosto e uso, sem acúmulo ou apego.  
O apego a coisas e pessoas é uma delícia e um terror. 

Bom pq a gente se sente bem com o que ou com quem gosta por perto.
Ruim pq se a coisa ou a pessoa vai embora, a gente quase morre de tristeza. 
Como tudo na vida, é preciso ter bom senso. 
No caso de pessoas, quando a gente ama, se apega, não tem jeito. Só não pode ser um apego exagerado pq daí vira controle, ciumeira, stress e o alvo do amor fica sufocado.

No caso de coisas, a gente acaba acumulando o que não usa, às vezes nem gosta mas deixa lá por vaidade, comodismo ou esperança de que um dia elas sejam necessárias. Dia que, a bem da verdade, nunca chega.

Se vc tem algo parado há um tempão, se não mexeu nem p/ dar uma olhada, será q vale a pena continuar guardando? De repente essa peça está ocupando espaço de algo que poderia ser bem mais útil p/ vc ou ser importante para outra pessoa. 

Segundo o Feng Shui (milenar técnica chinesa de organização de ambientes para atrair prosperidade, harmonia e tudo mais de bom), coisa parada gera energia parada. Já viu algo estagnado ser saudável? 

Bom é o que flui e traz oportunidades de desenvolvimento.

Então, veja com atenção seu guarda-roupa, seus sapatos, bijouxs, maquiagens, perfumes, cremes, esmaltes, etc.
De tudo o que vc tem, quantos por cento é usado sempre? Quantos é usado de vez em quando? E quantos é usado de vez em nunca, hein?* 

Que tal pegar o que não é usado nunca e passar p/ frente? 

Esqueça o “Ah, mas eu tenho dó. Gosto tanto. Snif!” 
Pense “Vai embora porque eu não uso. Vai ser útil para outra pessoa e o espaço será ocupado por uma coisa nova e melhor p/ mim. Tchau”. 
Coragem! Na hora dá um baque, mas depois dá alivio. As coisas ficam mais organizadas e ter à mão só o que vc usa facilita a vida. Por exemplo, na hora da pressa, vc não terá que ficar procurando no meio de um monte de colares aqueles que são seus preferidos p/ o dia-a-dia. 
No meu caso, faço isso sempre e fico feliz. 
Nunca pensei “Poxa, se eu ainda tivesse aquela calça… “. Penso “Ufa, que bom! Ver aquela calça que não me servia me dava depressão”. E se eu emagrecer, vou bonita comprar uma nova. 
Outra estratégia que uso p/ evitar o acúmulo: quando compro uma peça, descarto outra. Se tenho uma nova é porque não preciso mais da velha, simples assim. Tem dado certo. 
Mantenho no guarda-roupa só o que  gosto de usar e tem a ver com meu estilo atual. Porque acontece isso tb, às vezes o estilo muda e fica aquela “coisarada” no guarda-roupa à toa.     
Se não quiser doar, organize um bazar para trocar peças com as amigas. Ou tente vendê-las, se a peça for nova e procurada no mercado. Ou então procure reformá-las. 
O negócio é evitar peças sem uso por perto e permitir que coisas melhores e mais úteis cheguem até você.

*Não entram nessa estatística as coisas q vc guarda porque coleciona ou têm valor sentimental. 

Share Button

Comments

comentários

Comentários

  1. Fabiola Vieira diz:

    Adorei o post Gi!
    Ele serve de utilidade pública!
    Acredito sim que qdo desapegamos de algo, as energias se renovam, fora que faz um bem danado!!!
    Parabéns Gi, a cada dia o Blog está mais interessante! Leitura recomendada!
    Bjs

    1. Fabi querida, que bom q gostou! Obrigada por acompanhar o blog. Saber que as amigas estão gostando é a minha motivação. ^.^
      Bjoo

  2. Ju Vitol diz:

    Acabei de fazer isso com minhas melissas mais velhas. De 30, passaram para 17. Preciso fazer isso com os esmaltes.Ótimo post Gi! bjos.

    1. Que blz, Ju! Tá certa, se não usa, manda embora. ^.~
      Bjoo

  3. Faço sempre isso Gi e é muito bom! Sempre tem uma ou outra roupa ou acessório que tem mesmo valor sentimental aí não rola! rs Mas é sempre bom a gente se livrar das coisas que não usa mais! Só faz bem pra gente! E costumo usar isso nos sentimentos também, e aplico essas regrinhas pra vida toda aliás! Sempre descartar aquilo que não faz bem, sentimentos que não vão trazer coisas boas, pessoas que não acrescentam em nada! Faz um bem danado pra gente! 🙂

    1. Leeh, como é bom vermos nossas afinidades. É isso mesmo, distância do que não contribui em nada na nossa vida e aproximação do que é positivo e útil. Bjoo

  4. Eu achei muito legal esse post, também penso assim,atualmente não tenho nada encostado, só umas melissas que vou anunciar.Me orgulho por usar meus cosméticos até acabarem e só comprar novos quando tiver condições de usá-los,e não tenho muitas coisas não,por isso estou aproveitando ao máximo as que eu já tenho e estão ótimas pra mim, não gosto de desperdício!
    Bjos e parabéns, gosto muitodo blog, acho que me identifico com ele pq gosto de aproveitar ao máximo tudo que tenho.

    1. Parabéns pela sua maneira de pensar e agir, Dannie! Arrasou! =D
      Bjoo e muito obrigada por estar sempre de olho no Baú.

  5. Esse lance de amigos virtuais é uma loucura, vc começa com melissas, depois vai mudando o vício para maquiagens, esmaltes e de tudo um pouco, agora a cada encontro nosso sempre alguém leva um saquinho de desapegos, seja esmaltes, makes, algo que comprou e não uso, pq errou a cor e cada dia isso tem aumentado…. Não sou apegada a nada, seja melissas ou qualquer outra coisa, se não uso passo adiante…. Bjus

    1. Que legal isso de levar desapegos nos encontros. Gostei! =D E que bom vc não sofrer p/ desapegar das suas coisas, Bia. Muito melhor ser assim. Bjoo

  6. Juh diz:

    A regra é clara….comprou um objeto/sapato/roupa novo, desfaça de um antigo!! Adoro fazer a limpa, sempre saem coisas bacanas do baú que fazem a felicidade de uma amiga, ou de alguém que precisa!! Também adoro quando as amigas fazem a limpa no guarda roupa….sempre saio ganhando!! Huahauhauhau…..

    1. Opa, tb adoro dar meus desapegos p/ as amigas e ganhar os desapegos delas rsrs Bjks, Juh!

  7. Catherine Vasconcelos diz:

    É sempre bom se desfazer de algo, bom porque sempre faz a alegria de alguém, meus esmaltes vão sempre para minha irmazinha ou minha prima que amam esmaltes, fazer a alegria de uma criança é melhor ainda. Agora já to tendo que mandar um removedor de esmalte junto. Rs

    1. giane diz:

      Muito bem, Catherine. Se vc não gosta ou não usa mais, passa p/ frente mesmo. =D Que belezinha as meninas felizes com os esmaltes! Bjoo